Das especulações à efetiva dissolução da AR. O ano político em frases

Das especulações à efetiva dissolução da AR. O ano político em frases

De janeiro a dezembro, eis a seleção de frases que marcaram a atualidade política nacional em 2023:

“Estas duas nomeações de ministros asseguram precisamente quer a estabilidade das políticas quer a continuidade da ação executiva.”

António Costa, primeiro-ministro, numa referência à nomeação de João Galamba e de Marina Gonçalves para as pastas das Infraestruturas e da Habitação, respetivamente

02-01-2023

“[O primeiro-ministro] esgotou o banco de suplentes e perdeu a capacidade de atrair novos rostos.”

Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN

Twitter, 03-01-2023

“Agora deem-me descanso. Foram sete anos, foram bons sete anos.”

Pedro Nuno Santos, ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, após a cerimónia de tomada de posse dos seus sucessores

04-01-2023

“Tenho de reconhecer publicamente o empenho e a dedicação de Pedro Nuno Santos nesse esforço de construção da solução de 2015 [‘geringonça’]. Isso não há como negar e, portanto, sem nenhum problema o afirmo.”

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP

Antena 1, 05-01-2023

“Sejamos claros: neste momento é insensato pensar na dissolução do parlamento, e não há meios caminhos. (…) Se mudar o primeiro-ministro há dissolução do parlamento.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

24-01-2023

“Considero lamentável a presença do PSD na Convenção do Chega. É uma inaceitável normalização de um partido racista, xenófobo, extremista.”

Jorge Moreira da Silva, ex-candidato à liderança do PSD

Twitter, 29-01-2023

“O doutor António Costa e o doutor André Ventura são irmãos gémeos, porque ambos têm aproveitado o tempo, ou grande parte dele, para tentar desviar as atenções daquilo que é importante.”

Luís Montenegro, presidente do PSD

08-02-2023

“Comuniquei aos e às ativistas do Bloco de Esquerda que não serei candidata a coordenadora na próxima Convenção Nacional do Bloco. (…) O que me fez decidir neste momento foi pensar que é agora que o Bloco deve começar a preparação da mudança política que já aí está.”

Catarina Martins deixa liderança do BE em maio “por razões políticas”

Coordenadora não se vai recandidatar na próxima convenção do partido, agendada para 27 e 28 de maio.

Notícias ao Minuto com Lusa | 10:42 – 14/02/2023

Catarina Martins, coordenadora do BE

14-02-2023

“António Costa diz que o Chega é perigoso. E tem razão: é muito perigoso para os interesses socialistas instalados e para a corrupção de Estado existente.”

André Ventura, presidente do Chega

Twitter, 16-02-2023

“Sou candidata à coordenação do Bloco de Esquerda.”

Mariana Mortágua, deputada do BE

27-02-2023

“Se Pedro Passos Coelho regressar à política ativa será sempre motivo de satisfação do PSD e da minha satisfação particular.”

Luís Montenegro

01-03-2023

“Temos uma maioria requentada, cansada, que demorou a formar-se.”

Do Governo “cansado” à “desilusão” sobre abusos. A entrevista de Marcelo

O Presidente da República concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista à RTP e ao jornal Público, precisamente no dia em que cumpre sete anos no cargo.

Ema Gil Pires | 20:53 – 09/03/2023

Marcelo Rebelo de Sousa

RTP/Público, 09-03-2023

“Tendo em conta que não havia uma maioria desde 2009, uma maioria em 2022 não é seguramente requentada. Não vejo porquê.

António Costa

15-03-2023

“Depois de um ano como este, um Governo como este não governa até 2026.”

Francisco Louçã, antigo coordenador do BE

Lusa, 19-03-2023

“As relações entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, diria que estão pré-explosivas e, às tantas, é mesmo preciso convocar novas eleições porque não há ninguém que aguente. As pessoas podem julgar que se aguenta tudo o tempo todo, mas não é verdade. (…) Por muito poder de encaixe que tenha o primeiro-ministro, há um dia em que salta a tampa da panela de pressão.”

Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro

TSF, 22-03-2023

“João Galamba e Ana Catarina Mendes são mais dois ministros moribundos nas teias da promiscuidade e confusão.”

Luís Montenegro

Twitter, 05-04-2023

“Reuniões secretas para condicionar depoimentos, as mulheres e os maridos de governantes nomeados em segredo para lugares de Estado, milhões a voar para os bolsos de alguns…isto já não é um governo, é um prostíbulo pago com o nosso dinheiro.”

André Ventura

Twitter, 11-04-2023

“Quero garantir uma coisa aos portugueses: não vamos ter no Governo nem políticas nem políticos racistas, nem xenófobos, nem oportunistas, nem populistas. Ou apoio político, se quiser.”

Luís Montenegro

CNN Portugal, 14-04-2023

“O Presidente da República não tem que fazer ameaças, tem o poder de dissolução [da Assembleia da República], se quer dissolver, dissolve.”

Manuel Alegre, histórico do PS

23-04-2023

“Não, eu acho que os portugueses não estão nem aí [para a conversa sobre uma eventual dissolução do parlamento]. Os portugueses manifestamente não querem dissolução nenhuma. Os portugueses não querem que os políticos criem problemas. O que os portugueses querem é que os políticos resolvam problemas.”

António Costa

RTP, 23-04-2023

“António Costa está-se a encarregar de esgotar a sua própria solução política.”

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal

24-04-2023

“A política portuguesa é hoje marcada por grande desonestidade e falta de ética.”

Domingos Abrantes, antigo dirigente do PCP

Rádio Renascença, 27-04-2023

Costa após ‘recado’: “Temos divergência. Não se justifica dramatizarmos”

António Costa reagiu à declaração de Marcelo e apontou para o futuro com o Presidente da República – onde há “total convergência”.

Marta Amorim com Lusa | 17:22 – 05/05/2023

“Em sete anos e dois meses de relacionamento foi uma exceção naquilo que o próprio Presidente da República designou como uma relação marcada pela capacidade de acertarmos agulhas. Por isso, não se justifica dramatizar que em sete anos e dois meses tenha havido um momento onde as agulhas não ficaram acertadas.”

António Costa

05-05-2023

“Segundo o que vemos, ouvimos e lemos, existem duas áreas em que o Governo socialista é especialista: na mentira, e na propaganda e truques. Durante praticamente um mês não houve um dia em que, na imprensa, não fosse feita a demonstração de que o Governo mente.”

Cavaco Silva, ex-presidente da República e antigo primeiro-ministro

20-05-2023

“[Cavaco Silva] foi alimentar aquele frenesim em que a direita portuguesa agora está, de querer criar o mais rapidamente possível uma crise política artificial. (…) Despiu o fato institucional, próprio, a que muitas vezes nos habituou, como estadista, para vestir a t-shirt de militante partidário e fazer um discurso inflamado para animar as suas hostes partidárias.”

António Costa

22-05-2023

“Há quem, com a idade, fique mais sábio e há quem, com a idade, fique apenas mais velhaco do que já era antes.”

José Sócrates, sobre Cavaco Silva

Podcast “Liberdade para pensar”/Expresso, 26-05-2023

“A Iniciativa Liberal não tira senhas para o poder.”

Rui Rocha

TSF/Jornal de Notícias, 28-05-2023

“Quero dizê-lo com muita clareza: a esquerda que desistir de ser exigente para aceitar a chantagem do medo não serve ao país. Não somos biombos de sala, não somos cravos de lapela.”

Mariana Mortágua, no encerramento da Convenção em que foi eleita coordenadora do BE

28-05-2023

10 de Junho. Os “ramos mortos”, o (não) recado de Marcelo e as reações

Depois de um discurso intenso, com “lições da história” e “os desafios que se colocam” para o futuro – como o chefe de Estado assim o descreveu -, os partidos voltaram-se para a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa que assinalou o Dia de Portugal e teceram comentários.

Inês Frade Freire | 08:46 – 11/06/2023

“É necessário cortar os ramos mortos que atingem a árvore toda.”

Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do 10 de junho

10-06-2023

“A árvore está contaminada e, portanto, mais do que a poda que o senhor Presidente da República recomenda, o que nós precisamos no país é de uma árvore nova.”

Rui Rocha

10-06-2023

“Com um Governo socialista a oposição não pode ser ternurenta. [O PSD] não tem outra alternativa. Se não desaparece e é o país que perde com isso.”

Miguel Relvas, antigo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Pedro Passos Coelho

Podcast Liberdade Para Pensar/Expresso, 22-06-2023

“Eu sou o garante da estabilidade. Já expliquei a todos que não aceitarei uma missão que ponha em causa a estabilidade em Portugal. Alguma vez eu poria em causa a estabilidade que tão dificilmente conquistei?”

António Costa, em reação à notícia de que Bruxelas vai pressionar o primeiro-ministro a ir para o Conselho Europeu

Público, 26-06-2023

“[O primeiro-ministro é] garante de estabilidade.”

Marcelo Rebelo de Sousa

26-06-2023

“Vão descobrir todos os crimes que cometi. Estou cheio de medo.”

Rui Rio, ex-presidente do PSD, com ironia, sobre as buscas a sua casa por suspeitas de crimes como peculato e abuso de poderes por uma alegada utilização indevida de dinheiro público na anterior gestão do PSD

SIC, 12-07-2023

A “prática transversal” e as críticas ao MP. Eis as explicações de Rio

Na primeira entrevista que deu após ser alvo de buscas, o ex-lider do PSD acusou o Ministério Público de intromissão política e insistiu numa reforma na justiça. Em causa estão suspeitas de crimes como peculato e abuso de poderes por alegada utilização indevida de dinheiros públicos na anterior gestão do PSD.

Carmen Guilherme | 20:25 – 14/07/2023

“O Ministério Público [MP] quer dizer que os políticos são todos uns gatunos, uns vigaristas. Sou contra a atuação do MP e não precisei que me viessem bater à porta para o assumir.”

Rui Rio, alvo de buscas por suspeitas de peculato e abuso de poder

SIC, 14-07-2023

“Isto não foi só um ataque ao Dr. Rui Rio, isto foi um ataque às instituições democráticas portuguesas. Já não é um problema da justiça. É um problema da política de justiça.”

Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social

15-07-2023

“Se eu um dia achar que com uma candidatura à Presidência da República posso ser útil ao país – é isso que conta -, se vir que tem alguma utilidade para o país uma candidatura minha e um mínimo de condições para se concretizar, sou franco, tomarei essa decisão, independentemente de acordo ou não acordo.”

Marques Mendes, antigo líder do PSD

SIC, 27-08-2023

“Quem nas últimas reuniões [do Conselho de Estado] tem decidido fazer fugas seletivas, ou contado mentiras sobre o que acontece no Conselho de Estado, presta um péssimo serviço às instituições, à democracia e ao Conselho de Estado.”

António Costa

06-09-2023

“As fugas de informação são uma ofensa ao Conselho de Estado e aos conselheiros.”

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República

06-09-2023

“Marcelo, sendo Marcelo em particular, que não sabe estar quieto, não consegue estar calado, é uma fonte de instabilidade… (…) É o Presidente da República que está um bocadinho a forçar este estado de degradação das relações [com António Costa].”

Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia

TSF, 08-09-2023

“[António] Costa é de caras melhor primeiro-ministro e mais esperto do que Passos Coelho.”

Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira

Observador, 22-09-2023

“Este Orçamento do Estado é a maior vigarice da nossa história (…) além da maior burla aos portugueses de que há memória.”

André Ventura

18-10-2023

“Quando o senhor deputado [André Ventura] precisa de utilizar expressões como gamar, tretas, vigarice, burla, cada uma destas palavras só quer dizer que não tem a menor razão ou credibilidade para dizer o que quer que seja.”

António Costa

18-10-2023

António Costa confirma: “Obviamente, apresentei a minha demissão”

António Costa falou ao país depois de se ter reunido duas vezes com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmando que apresentou a sua demissão, que já foi aceite pelo chefe de Estado, e que não irá recandidatar-se ao cargo de primeiro-ministro.

Teresa Banha com Lusa | 14:27 – 07/11/2023

“Obviamente, apresentei a minha demissão ao senhor Presidente da República.”

António Costa

07-11-2023

“A dignidade da função de primeiro-ministro e a confiança que os portugueses têm de ter nas instituições é absolutamente incompatível com o facto de alguém, que é o primeiro-ministro, estar sob suspeição da sua integridade, boa conduta ou ser objeto de um processo-crime.”

Idem, ibidem

“O Governo caiu por dentro. (…) É a terceira vez em 22 anos que as mesmas pessoas, as mesmas políticas e o mesmo padrão de governo trazem um pântano à democracia portuguesa.”

Luís Montenegro

07-11-2023

“Optei pela dissolução da AR e a marcação de eleições em 10 de março”

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se esta quinta-feira ao país, na sequência da crise política desencadeada pela demissão de António Costa. Deixou uma palavra de agradecimento ao primeiro-ministro e explicou quais as razões que o levaram a tomar a decisão de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições.

Marta Amorim com Lusa | 20:00 – 09/11/2023

“Optei pela dissolução da Assembleia da República e a marcação de eleições em 10 de março de 2024.”

Marcelo Rebelo de Sousa, após a reunião do Conselho de Estado

09-11-2023

“Não ter deixado cair João Galamba custou caro ao país.”

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

TSF/Diário de Notícias, 10-11-2023

“A apreensão de envelopes com dinheiro no gabinete de uma pessoa que escolhi para comigo trabalhar [ex-chefe de gabinete Vítor Escária], mais do que me magoar pela confiança traída, envergonha-me perante os portugueses e aos portugueses tenho o dever de pedir desculpa.”

António Costa, numa comunicação ao País

11-11-102

“A ideia que os governantes não devem agir para atrair investimento, que não devem agir para resolver problemas que surgem na execução de investimentos, que não devem agir para simplificar os processos burocráticos eu acho que essas são ideias perigosas para o futuro do país.”

Idem, ibidem

“Apesar de, num momento de infelicidade, ter dito que ele [Diogo Lacerda Machado] era o meu melhor amigo, aquilo que é a realidade é que um primeiro-ministro não tem amigos. E quanto mais tempo exerce, devo dizer, aliás, menos amigos tem.”

Idem, ibidem

“Apresentei o meu pedido de demissão apesar de entender que não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício das minhas funções.”

João Galamba, anunciando a demissão de ministro

13-11-2023

“Eu não comento nada do que foi dito sobre o passado recente nem nada do que será dito sobre o futuro próximo. Em relação ao passado recente, passou, passou, fechou-se um ciclo da história portuguesa.”

Marcelo Rebelo de Sousa

16-11-2023

“Não tenho dúvida de que o CDS vai voltar à Assembleia da República no dia 10 de março.”

Nuno Melo, presidente do CDS-PP

17-11-2023

“A melhor solidariedade em relação a mim é uma vitória do PS no dia 10 de março.”

António Costa, secretário-geral do PS, na reunião da Comissão Nacional

18-11-2023

“Estas eleições vão ser o nosso momento Kelvin. Sabem que sou muito imparcial no futebol. Digo-o de coração aberto. Imaginem ganharmos mesmo naquela curva final. O bem que nos vai saber aquela luta.”

André Ventura

CNN, 06-12-203

“Se me perguntam se estou magoado, estou. Quem não se sente não é filho de boa gente. Nunca ninguém pôs em causa a minha integridade, a minha honestidade. Ninguém ao fim de uma vida inteira gosta de ser colocado nesta posição.”

António Costa

CNN Portugal, 11-12-2023

“Na prática, o primeiro-ministro foi demitido pela procuradora-geral da República (PGR). E essa mesma PGR nem sequer tem noção do gravíssimo dano que provocou ao país, quando em todo o mundo se noticiou que o primeiro-ministro português se demitiu devido a suspeitas de corrupção. (…) É evidente que a procuradora-geral da República deveria abandonar o cargo.”

Rui Rio, ex-presidente do PSD

Jornal de Notícias, 14-12-2023

“Ah, eu tenho. Era o doutor António Costa. Era o meu preferido. Era o que eu teria preferido.”

Marcelo Rebelo de Sousa, interrogado se tem um preferido na campanha para a liderança do PS

RTP, 14-12-2023

Leia Também: 2023: Dos “casos e casinhos” à operação que levou à demissão do Governo

Goiás Alerta

Novos topos de gama Oppo revelados em nova imagem

Novos topos de gama Oppo revelados em nova imagem

Senador Canedo inaugura o Paço Municipal Guilhermina D’Araújo Canedo

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories

Publicidade