A Dyson anunciou os vencedores do prémio internacional de design James Dyson Award, com a edição 2023 a ter um total de três vencedores – o vencedor internacional, o vencedor de sustentabilidade e também o vencedor humanitário, os quais foram escolhidos pelo próprio fundador Sir James Dyson.
O prémio internacional foi atribuído a Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai, estudantes da Universidade de Hongkik em Seul, na Coreia do Sul, que criaram a The Golden Capsule. O projeto consiste na criação de um dispositivo intravenoso mãos-livres que significa que os médicos em zonas de catástrofe não têm de segurar pacotes IV enquanto transportam doentes.
The Golden Capsule © Dyson
Explica a Dyson que a The Golden Capsule utiliza “forças elásticas e diferenças de pressão do ar em vez da gravidade” e que “não é necessária eletricidade para controlar a velocidade de infusão”.
“A Golden Capsule oferece uma solução muito mais prática e mãos-livres, utilizando uma bolsa pressurizada, que pode ser colocada em qualquer lugar, por exemplo, amarrada ao lado do paciente. Esta esvazia-se lentamente, pressurizando o líquido a ser administrado ao doente, deixando os médicos livres para realizarem outros trabalhos que salvam vidas”, notou o fundador e engenheiro-chefe da Dyson, James Dyson.
The Life Chariot © Dyson
No que diz respeito ao prémio de humanitário, este foi atribuído ao The Life Chariot, uma ambulância todo o terreno criada por Piotr Tłuszcz da Polónia e que tem sido usada na Ucrânia, nomeadamente em áreas montanhosas, florestas e também grutas.
“Espero que o The Life Chariot, com o apoio do James Dyson Award, continue a salvar vidas, seja em evacuações na linha da frente ou em salvamentos de acidentes em locais inacessíveis”, notou Piotr.
E-COATING © Dyson
Por fim, o prémio de sustentabilidade foi para o E-COATING, uma solução criada por Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao de Hong-Kong para paredes exteriores com um “elevado efeito de arrefecimento” e que assume a forma de um revestimento mais sustentável. A ideia passa por reduzir os custos ambientais do uso do ar condicionado.
“Inventámos o E-COATING com o desejo de ajudar a resolver os graves problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O prémio em dinheiro permite avançar com os nossos objetivos de investigação e desenvolvimento e criar uma empresa para levar a nossa invenção ao próximo nível”, afirmaram os criadores do E-COATING.
Cada um destes vencedores levará para casa um prémio no valor de 34 mil euros, um montante que pretende ajudar ao desenvolvimento destes projetos durante as próximas fases.
Leia Também: A nova edição limitada do modelador de cabelo mais famoso do mundo