A Prefeitura de Senador Canedo iniciou a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), no Setor Morada do Bosque. A unidade será a primeira da cidade com funcionamento 24 horas por dia e leitos para internação de curta permanência, voltada ao atendimento de pessoas com transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
O lançamento da obra aconteceu nesta segunda-feira (21), com a presença do prefeito Fernando Pellozo e de autoridades municipais. O CAPS AD III já conta com 20% dos trabalhos concluídos e representa um avanço significativo na política municipal de saúde mental.
“Esse CAPS representa um avanço importante para a população, porque vamos conseguir atender toda a demanda que necessita desse tipo de atendimento em Senador Canedo. As pessoas poderão procurar atendimento a qualquer hora do dia ou da noite. A saúde da nossa cidade segue avançando: já entregamos a Clínica TEIA, em breve o Centro de Especialidades Médicas, além da UBS Boa Esperança e as cirurgias por vídeo para hérnia”, destacou o prefeito Fernando Pellozo.
Com investimento total de R$ 2,6 milhões, a unidade contará com estrutura moderna e acolhedora, incluindo nove leitos de internação, salas para atendimentos terapêuticos, oficinas e atividades coletivas. A equipe será formada por profissionais especializados, como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
O novo CAPS funcionará com portas abertas, ou seja, receberá pacientes de forma voluntária, em qualquer horário. O serviço terá como foco a redução de danos, o fortalecimento de vínculos familiares e sociais e a reinserção social dos usuários.
A obra está sendo executada com recursos do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Seleções, com contrapartida da Prefeitura de Senador Canedo, que cedeu o terreno e destinou mais de R$ 200 mil à iniciativa.
Fonte:Assessoria/foto:Imagem reprodução